Artigo Exclusivo Matéria Exclusiva

CONFIRA JOGOS QUE SÃO PRÉ-REQUISITOS PRA VOCÊ SER UM VERDADEIRO GAMER!

Compartilhe este artigo

O mercado de jogos tem seu movimento desde os anos 70, começando timidamente nos domicílios e vindo a crescer com maior intensidade entre os anos 80 e 90. Principalmente a partir de 1990, os jogos começaram a receber uma atenção tanto das produtoras, com títulos mais bem produzidos, quanto dos jogadores, adquirindo novos consoles e dando suporte às produtoras de plataforma. Desde então, muitos jogos foram notáveis por seu pioneirismo no gênero de jogo, com gráficos inovadores, gameplay e interface. Nós trazemos neste artigo 12 games que merecem toda a sua atenção e que te farão um verdadeiro PRO player!

SUPER MARIO WORLD
(1990, SNES)

É provável que não há jogador nesse mundo que não conheça um produto Nintendo. É mais impossível ainda que não conheça Super Mario. O encanador bigodudo está com a gente desde os anos 80, pra ser mais exato, entrando nesse universo como Jumpman. Teve alguns jogos de sucesso ainda durante aquela década, sendo inclusive, responsável pelo reboot do mercado dos jogos depois de uma brutal crise no setor. Mas em questão técnica e de jogatina, nós recomendamos fortemente que Super Mario World seja uma das suas opções de jogo para se conhecer. Dentro deste mundo é, talvez, uma daquelas maravilhas para se apreciar.

O que mais dá impulso a Super Mario World é o controle inovador do Super Nintendo, que veio com mais botões e possibilita várias ações do personagem. Aliás, o console também oferece uma gama de cores muito maior do que os anteriores, oferecendo 16 bits de qualidade e mais canais de som, trazendo uma imersão deliciosa. São 96 fases ao todo, muitas variedades de inimigos e níveis, tudo fascinante! Atualmente, Super Mario World pode ser jogado de várias formas: via Nintendo Switch (para os assinantes da Nintendo Switch Online), no Super Nintendo Mini, como emulador ou até mesmo se você tiver um Super Nintendo original.

 

STREET FIGHTER II
(1991, ARCADE)

Poderíamos falar sobre Mortal Kombat também, mas precisamos especificar um game para o gênero luta. E na época, Street Fighter era o que alcançava a maioria do público sem qualquer censura. Outro grande diferencial de Street Fighter 2, além dos personagens super carismáticos, eram os sprites bem desenhados e mapas. O game começou nos fliperamas e foi muito bem recebido aqui no Brasil. Depois, teve versões que começaram no Super Nintendo e Mega Drive. O game, apesar das sequências que vieram, tem reboots até hoje. É um marco da CAPCOM e não pode ser deixado de lado se você curte um jogo de lutinha.

 

RESIDENT EVIL
(1996, PSX, SATURNO)

Pioneiro dos games de terror com cenários pré-renderizado e jogabilidade que chamamos de “estilo tanque”, quando você direciona o personagem pra um local e segue com ele. O estilo foi usado em inúmeros jogos que viriam à frente. Resident Evil é um marco na história, misturando uma trama de suspense e gráficos bonitos (pra época) com músicas assustadoras, zumbis loucos por cérebros e cenas filmadas; tudo para entregar uma atmosfera única, que deixa o jogador em tensão durante todo o gameplay.

Neste primeiro jogo, você pode ser Jill Valentine ou Chris Redfield, que são recrutados para uma operação de resgate que já começa fracassada. Fugindo para uma mansão no meio de uma floresta, os personagens começam a descobrir que o outro time de recrutados que deveria ser resgatado está quase que dizimado. E pior do que isso: que eles estão envolvidos em uma conspiração arquitetada por alguém que diz ser amigo. Assim começa Resident Evil, um jogo obrigatório a todos. Tem a versão original, para os primeiros consoles, mas o jogo também foi refeito e remasterizado e está disponível para todos os consoles atuais.

 

FINAL FANTASY 7
(1996, PSX)

O ousado título japonês seria inicialmente lançado para Nintendo 64, mas quando a Squaresoft (hoje Square Enix) viu que poderia produzir CGis e animações com fácil execução em cd-roms no Playstation, não deu outra! O game foi lançado para o console e foi um sucesso gigantesco, estando nos rankings de jogos mais jogados e consumidos no mundo inteiro por muitos anos. Final Fantasy 7 foi lançado para todos os consoles da geração atual e receberá um remake em abril.

Em sua história, tudo começa quando Cloud Strife é contratado pela AVALANCHE, uma espécie de GREENPEACE do game, mas mais radical. Eles lutam contra a Shinra, uma organização que se beneficia utilizando mako, energia natural do planeta. Mais adiante no jogo, o negócio toma proporções muito maiores e a Shinra entra em segundo plano. A devastação do planeta pode ser muito pior. E assim a história se desenrola. Se você quer entrar no mundo dos RPGs, Final Fantasy 7 é a opção certa.

 

METAL GEAR SOLID
(1998, PSX)

Tudo o que você pode pensar de inovador em um jogo de estratégia, você pode aplicar ao Metal Gear Solid. É simplesmente um dos melhores games já produzidos na história. Foi onde Hideo Kojima, diretor, produtor e criador da franquia Metal Gear, ganhou todo o merecido prestígio. Formado em cinema, Kojima deu um tom cinematográfico para o título, com cenas bem emocionantes e uma trama cheia de plot twists!

A história de Metal Gear Solid começa quando o espião Solid Snake é infiltrado em uma base Russa para descobrir uma possível conspiração contra os governos ocidentais, na tentativa de erguer uma nova ordem mundial, chamada Outer Heaven. Daqui até as sequências adiante, o tema é explorado de forma inteligente. Mas a gente recomenda fortemente que você jogue o primeiraço!

 

THE LEGEND OF THE ZELDA: OCARINA OF TIME
(1998, N64)

Este foi o primeiro game das lendas de Zelda com performance em um console tridimensional. E através das capacidades do Nintendo 64, Shigero Miyamoto e outros produtores mostraram o que é um game The Legend of Zelda com o mundo aberto. Aqui também surgiu a Ocarina, uma espécie de flauta com a qual Link, herói das lendas, conseguia progredir no game.

Graças ao sucesso de Ocarina of Time, o game recebeu uma sequência ainda para N64, Majora’s Mask. Mas a gente destaca o primeiro como o pioneiro de todo esse movimento.

 

GTA – SAN ANDREAS
(2004, Ps2, Xbox)

Este, pelo menos no Brasil, foi o GTA de maior sucesso de toda a história da franquia, na proporção de tempo em que foi lançado e distribuído. O jogo segue toda a mecânica do GTA de mundo aberto e tridimensional, mas este game quase não tem fim pela infinidade de coisas que você pode fazer nele. Seu personagem, C.J. (Carl Johnson) pode fazer inúmeras missões pela cidade e também cuidar de sua aparência, de sua relação com a vizinhança e com o empresariado, tornar-se influente. É um leque de coisas que você pode fazer. E não tem como passar batido por GTA sem apreciar San Andreas.

 

GOD OF WAR
(2005, PS2)

É preciso dizer quando tudo começou. God of War começou toda a sua história pontualmente neste game para Ps2. Lindo de se ver, gráficos incríveis e uma jogabilidade inovadora eram marcas fortes de God of War. Tudo isso pra se somar com a história de Kratos, o espartano que sai em busca de vingança pela Grécia Antiga atrás dos Deuses da mitologia local. O game recebeu remasterizações para Ps3.

Recomendamos este jogo tanto pelo conteúdo e pelo divertido sistema Hack n’Slash quanto pela história que God of War veio a ser no futuro.

 

SHADOW OF THE COLOSSUS
(2005, PS2)

Uma obra-prima da produtora Team Ico, Shadow of the Colossus é um game tão bem feito que até sua primeira versão continua a ser muito jogável. Foram anos para os diretores de arte entregarem os terrenos quebradiços e os colossos enormes e cheios de pelos e vegetação do game. Você, um personagem misterioso com uma donzela desfalecida chega em um lugar desértico com a missão de pegar todo o poder das criaturas gigantescas para que possa salvar a princesa. Ao todo, são 16 criaturas que vivem em lugares vastos, abissais e inóspitos.

O sistema de batalha é único, porque você precisa encontrar maneiras de derrotar seus inimigos. E eles sempre serão pelo menos 100 vezes maior do que você. É bom demais e não pode deixar de fazer parte da sua lista.

 

THE LAST OF US
(2013, PS3)

Há poucas semanas, The Last of Us foi eleito o jogo da década, o que muito alegrou aos produtores da Naughty Dog. Neste jogo de sobrevivência, você começa como alguém que faz parte de um vilarejo protegido, com suas obrigações para não se dar mal. Extremamente policiado, você acaba se envolvendo em um caso de tráfico de armas e outros materiais e as coisas começam a complicar. Logo, você encontra Ellie, uma paciente zero de um mundo caótico onde os seres humanos estão sendo infectados por algo que muito se assemelha a um vírus tuberculoso. E eles começam a virar criaturas cada vez mais agressivas.

Toda a trama do jogo é envolvente e ele é totalmente localizado para o Brasil, o que aumenta mais ainda a imersão. A história de Joel e Ellie, da forma como se desenrola, prende o jogador no gameplay e você passa a se preocupar com ambos e também com a relação entre os dois.

Joinville Games
A Joinville Games é uma loja especializada em venda, locação e assistência técnica de video games.
http://www.joinvillegames.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *